big data

Você sabe o que faz um engenheiro de dados?

Função analítica em alta demanda, profissionais são membros vitais de qualquer equipe de análise de dados corporativos

Redação

23 de agosto de 2022

COMPARTILHE

Os engenheiros de dados projetam, constroem e otimizam sistemas para coleta, armazenamento, acesso e análise de dados em escala. Eles criam pipelines de dados usados por cientistas de dados, aplicativos centrados em dados e outros consumidores de dados. A definição é do site CIO.com que publicou um longo material sobre esta profissão. Aqui, no Eu Capacito, você confere esse material em duas partes. Boa leitura!

Voltando a pergunta inicial: você sabe o que faz um engenheiro de dados? Essa função de TI requer um conjunto significativo de habilidades técnicas, incluindo profundo conhecimento do design do banco de dados SQL e várias linguagens de programação. Os engenheiros de dados também precisam de habilidades de comunicação para trabalhar entre departamentos e entender o que os líderes de negócios desejam obter com os grandes conjuntos de dados da empresa.

Os engenheiros de dados geralmente são responsáveis por construir algoritmos para acessar dados brutos, mas, para isso, eles precisam entender os objetivos de uma empresa ou cliente, pois alinhar as estratégias de dados com as metas de negócios é importante, especialmente quando grandes e complexos conjuntos de dados e bancos de dados estão envolvidos.

Os engenheiros de dados também devem saber como otimizar a recuperação de dados e como desenvolver painéis, relatórios e outras visualizações para as partes interessadas. Dependendo da organização, os engenheiros de dados também podem ser responsáveis por comunicar as tendências dos dados. Organizações maiores geralmente têm vários analistas de dados ou cientistas para ajudar a entender os dados, enquanto empresas menores podem contar com um engenheiro de dados para trabalhar em ambas as funções.

O papel do engenheiro de dados

De acordo com a Dataquest, existem três funções principais nas quais os engenheiros de dados podem se encaixar. Esses incluem:

– Generalista: Engenheiros de dados que normalmente trabalham para pequenas equipes ou pequenas empresas usam muitos chapéus como uma das poucas pessoas “focadas em dados” na empresa. Esses generalistas geralmente são responsáveis por todas as etapas do processo de dados, desde o gerenciamento dos dados até a análise. A Dataquest diz que esse é um bom papel para quem deseja fazer a transição da ciência de dados para a engenharia de dados, pois empresas menores geralmente não precisam projetar para escala.


– Centrado em pipeline: Frequentemente encontrado em empresas de médio porte, os engenheiros de dados centrados em pipeline trabalham ao lado de cientistas de dados para ajudar a usar os dados que coletam. Os engenheiros de dados centrados em pipeline precisam de “conhecimento profundo de sistemas distribuídos e ciência da computação”, de acordo com a Dataquest.

– Centrado em banco de dados: em organizações maiores, onde o gerenciamento do fluxo de dados é um trabalho em tempo integral, os engenheiros de dados se concentram em bancos de dados analíticos. Eles trabalham com data warehouses em vários bancos de dados e são responsáveis pelo desenvolvimento de esquemas de tabela.

Leia também: Engenheiro de Dados: saiba mais sobre salário e habilidades

Conteúdo original publicado na CIO Online e no IT Forum

TAGS:
análise de dadoscarreirasmercadoprofissõestecnologia

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta