69% das empresas pretendem manter o regime de trabalho 100% presencial em 2025 

Número representa um crescimento de 7,3% em relação ao ano passado

Redação

5 de junho de 2025

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A Pesquisa de Tendências 2025, conduzida pela Catho, plataforma de empregos, apontou que 69% das empresas brasileiras pretendem manter o regime de trabalho 100% presencial neste ano, reforçando um cenário que já é realidade para 73% das organizações atualmente, também segundo o estudo.

Christiana Mello, diretora de Growth B2B Pequenas e Médias Empresas da Catho, diz que essa escolha reflete o valor atribuído à interação presencial como um elemento-chave para promover mais produtividade e impulsionar a colaboração entre equipes.

“As empresas reconhecem que o ambiente presencial pode facilitar o alinhamento de objetivos. Depois do boom do home office, provocado pela pandemia de covid-19, o retorno ao trabalho presencial será cada vez mais presente para os brasileiros. Conforme a nossa pesquisa de 2024, a porcentagem das companhias em modelo presencial era de 61,7% e tivemos um aumento de 7,3% para 2025”, complementa a executiva.

Além disso, a pesquisa trouxe à tona as áreas que mais deverão se destacar em contratações em 2025, com o segmento de tecnologia (24,4%) sendo mais apontado pelos respondentes. Os setores operacional (20,4%), inteligência artificial (11%) e vendas (10,6%) aparecem logo na sequência, evidenciando um equilíbrio entre o domínio do digital e competências que necessitam do lado humano.

“Embora muitas empresas estejam priorizando o modelo presencial, o trabalho remoto continua sendo uma alternativa altamente vantajosa para determinadas funções e setores, reduzindo custos operacionais e ampliando o acesso a talentos de diferentes regiões. Além disso, oferecer essa opção pode ser um diferencial competitivo na atração e retenção de profissionais qualificados”, evidencia Christiana.

Leia mais: Metade dos funcionários considera remunerações aquém das responsabilidades

Habilidades comportamentais e técnicas também serão essenciais

Quando se trata das soft skills, as empresas estão enfatizando ainda mais a relevância das qualidades interpessoais no ambiente de trabalho. Para os respondentes, as características como trabalho em equipe (54%), proatividade (52%), comunicação assertiva (47%), resolução de problemas (47%) e relacionamento interpessoal (45%) estão entre as mais demandadas.

**Gráfico de barras intitulado "Soft Skills para 2025", apresentando uma lista de habilidades comportamentais com seus respectivos percentuais. As habilidades e seus valores são:

Trabalho em equipe – 11%
Proatividade – 11%
Comunicação assertiva – 10%
Resolução de problemas – 10%
Relacionamento interpessoal – 9%
Flexibilidade – 8%
Resiliência – 8%
Criatividade – 7%
Empatia – 7%
Ética – 7%
Liderança – 6%
Espírito de dono – 4%
Protagonismo – 2%**
Imagem: divulgação/gráfico Catho

Já em relação às competências técnicas – hard skills – raciocínio lógico (23%), habilidades em inteligência artificial (18%), domínio do Pacote Office (13%) e conhecimentos avançados em sistemas /TI (13%) são as mais procuradas pelas companhias.

Gráfico de barras intitulado "Hard Skills para 2025", que apresenta uma lista de habilidades técnicas com seus respectivos percentuais. As habilidades e seus valores são:

Raciocínio lógico – 23%
Habilidades em IA – 18%
Pacote Office – 13%
Conhecimentos avançados em TI – 13%
Gestão de projetos – 9%
Vendas – 8%
Interpretação de texto / Língua portuguesa – 7%
Idiomas – 6%
Marketing digital e SEO – 4%**
Imagem: divulgação/gráfico Catho

Junto a isso, no modo geral, as práticas que seguirão mais em alta para as empresas ao longo do ano que ajudará no gerenciamento são: segurança e bem-estar do colaborador (52,5%), cultura organizacional (50,9%), programas de avaliação de desempenho (44,4%), formação de líderes (43,5%) e experiência do colaborador (42%).

“O futuro do trabalho não será único para todas as empresas, mas sim adaptável às necessidades de cada setor. As empresas que souberem equilibrar diversos formatos estarão mais preparadas para atrair e reter os melhores profissionais em um mercado dinâmico”, conclui a diretora da Catho.

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