5 dicas para conseguir o emprego dos sonhos, segundo a Serasa Experian 

Em maio, a datatech recebeu mais de 55 mil currículos pela plataforma

Redação

6 de junho de 2025

COMPARTILHE

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter um perfil bem estruturado no LinkedIn pode ser um diferencial para se destacar, pois a plataforma está na mira das empresas em busca de talentos. Para se ter uma ideia, em maio, a Serasa Experian, recebeu mais de 55 mil currículos pela rede. Diante de tanta demanda, a datatech preparou cinco dicas para criar um “LinkedIn campeão” e atrair a atenção dos recrutadores. Confira:

1. Foto profissional:

Segundo o LinkedIn, um perfil com foto é 21 vezes mais visualizado e recebe nove vezes mais pedidos de conexão. O ideal é que a foto de perfil reflita o tipo de trabalho do profissional.

2. Tenha um perfil completo para chegar ao nível campeão:

Uma das principais dicas para melhorar o perfil é preencher todas as seções disponíveis na página. Um perfil 100% preenchido alcança mais visualizações e adicionar a formação acadêmica pode render até 11 vezes mais visualizações no perfil. Além disso, manter este campo atualizado pode impulsionar em até 17 vezes as mensagens de recrutadores. Também é recomendado colocar a localização, já que este campo aumenta em 23 vezes a probabilidade de um perfil ser encontrado na plataforma.

3. Resumo impactante:

A seção “Sobre” é um excelente lugar para deixar claro qual foi sua trajetória profissional. Neste local, é recomendado trazer um tom mais pessoal, falando sobre seus valores e paixões no âmbito profissional. Uma dica é iniciar informando a atuação profissional e a especialização na área que atua. Em seguida, trazer o tempo exercendo a função e um breve resumo dos cargos, conquistas e setores trabalhados.

4. Uso de palavras-chaves:

Para atrair pessoas para o perfil do LinkedIn, o Serasa Experian recomenda investir em palavras-chaves relacionadas a sua área de atuação ou cargos desejados. Por exemplo, caso a pessoa trabalhe com linguagem Java, é necessário inserir esse termo ao longo dos textos da página.

Leia mais: Pesquisa: 92% dos engenheiros formados no Brasil estão trabalhando

Para encontrar as melhores palavras-chave, vale verificar quais são as habilidades técnicas que as principais vagas usam em sua descrição, analisar post de recrutadores ou mesmo ficar de olho nos termos usados por outros profissionais que são referência dentro da rede social.

As principais seções para inserir essas palavras são o título do perfil e o “Sobre”, além de selecioná-las entre as “Competências”.

5. Conteúdo de qualidade:

Para ter seguidores e publicações destacadas, é preciso investir na produção de conteúdo, expandir conexões e interagir com as postagens de outros usuários. Compartilhe artigos, posts e atualizações que demonstrem seu conhecimento e interesse na sua área de atuação.

“A presença no LinkedIn é fundamental no processo de recrutamento e seleção. Um perfil bem elaborado aumenta a visibilidade da pessoa candidata e transmite profissionalismo e seriedade. Na Serasa Experian, valorizamos as pessoas que investem em sua marca pessoal e utilizam a rede social como uma ferramenta estratégica para se destacar no mercado”, comenta a gerente de Recursos Humanos da Serasa Experian, Camila Souza.

E para te ajudar nessa jornada de se recolocar ou até, encontrar o primeiro emprego, confira este curso gratuito do Eu Capacito, voltado para busca de vagas via Google.

TAGS:
currículocurrículo virtualdicasempregoLinkedInserasa experian

Conteúdos relacionados