4 áreas que já utilizam computação quântica

Você sabe o que é Business Intelligence?

Business Intelligence traz estratégias e tecnologias para analisar informações de negócios e transformá-las em insights para grandes decisões

Redação

3 de fevereiro de 2023

COMPARTILHE

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias e tecnologias que as empresas usam para analisar informações de negócios e transformá-las em insights acionáveis que informam decisões estratégicas e táticas de negócios. As ferramentas de BI acessam e analisam conjuntos de dados e apresentam descobertas analíticas em relatórios, resumos, painéis, gráficos, tabelas e mapas para fornecer aos usuários informações detalhadas sobre a situação dos negócios.

O termo business intelligence geralmente também se refere a uma variedade de ferramentas que fornecem acesso rápido e fácil de digerir a insights sobre o estado atual de uma organização, com base nos dados disponíveis.

Benefícios do BI

O BI ajuda os tomadores de decisão de negócios a obter as informações de que precisam para tomar decisões informadas. Mas os benefícios do BI vão além da tomada de decisões de negócios, de acordo com o fornecedor de visualização de dados Tableau, incluindo o seguinte:

Decisões de negócios orientadas por dados: a capacidade de conduzir decisões de negócios com dados é o benefício central do BI. Uma forte estratégia de BI pode fornecer dados precisos e recursos de relatórios mais rapidamente aos usuários de negócios para ajudá-los a tomar melhores decisões de negócios em tempo hábil.

Análise mais rápida e dashboards intuitivos: o BI melhora a eficiência dos relatórios ao condensá-los em dashboards que são fáceis de analisar por usuários não técnicos, economizando tempo ao buscar informações dos dados.

Maior eficiência organizacional: o BI pode ajudar a fornecer visões holísticas das operações de negócios, dando aos líderes a capacidade de comparar resultados com metas organizacionais maiores e identificar áreas de oportunidade.

Melhor experiência do cliente: o acesso imediato aos dados pode ajudar os funcionários encarregados da satisfação do cliente a fornecer melhores experiências.

Maior satisfação dos funcionários:
fornecer aos usuários corporativos acesso aos dados sem precisar entrar em contato com analistas ou TI pode reduzir o atrito, aumentar a produtividade e facilitar resultados mais rápidos.

Dados confiáveis e controlados: as plataformas de BI modernas podem combinar bancos de dados internos com fontes de dados externas em um único data warehouse, permitindo que os departamentos de uma organização acessem os mesmos dados de uma só vez.

Maior vantagem competitiva: uma estratégia sólida de BI pode ajudar as empresas a monitorar seu mercado em constante mudança e antecipar as necessidades dos clientes.

Exemplos de Business Intelligence

O relatório é uma faceta central do BI e o dashboard é talvez a ferramenta arquetípica de BI. Os dashboards são aplicativos de software hospedados que reúnem automaticamente os dados disponíveis em tabelas e gráficos que dão uma noção do estado imediato da empresa.

Embora o business intelligence não diga aos usuários de negócios o que fazer ou o que acontecerá se eles seguirem um determinado curso, o BI também não se limita apenas à geração de relatórios. Em vez disso, o BI oferece uma maneira de as pessoas examinarem os dados para entender as tendências e obter insights, simplificando o esforço necessário para pesquisar, mesclar e consultar os dados necessários para tomar decisões de negócios sólidas.

Por exemplo, uma empresa que deseja gerenciar melhor sua cadeia de suprimentos precisa de recursos de BI para determinar onde estão ocorrendo atrasos e onde existem variabilidades no processo de remessa. Essa empresa também pode usar seus recursos de BI para descobrir quais produtos são mais comumente atrasados ou quais meios de transporte estão mais frequentemente envolvidos em atrasos.

Os possíveis casos de uso de BI vão além das métricas típicas de desempenho de negócios de vendas aprimoradas e custos reduzidos.

Os fornecedores de BI Tableau e G2 também oferecem exemplos concretos de como as organizações podem usar ferramentas de business intelligence:

Uma organização cooperativa pode usar o BI para acompanhar a aquisição e retenção de membros.
As ferramentas de BI podem gerar automaticamente relatórios de vendas e entrega a partir de dados de CRM.
Uma equipe de vendas pode usar o BI para criar um painel que mostre onde cada cliente em potencial está no funil de vendas.

Business intelligence versus business analytics

O business analytics [análise de negócios] e o BI atendem a propósitos semelhantes e costumam ser usados como termos intercambiáveis, mas o BI deve ser considerado um subconjunto do business analytics. O BI se concentra em análises descritivas, coleta de dados, armazenamento de dados, gerenciamento de conhecimento e análise de dados para avaliar dados de negócios anteriores e entender melhor as informações conhecidas atualmente. Enquanto o BI estuda dados históricos para orientar a tomada de decisões de negócios, a análise de negócios trata de olhar para frente. Ele usa mineração de dados, modelagem de dados e machine learning para responder por que algo aconteceu e prever o que pode acontecer no futuro.

O business intelligence é descritivo, informando o que está acontecendo agora e o que aconteceu no passado para levar sua organização a esse estado: onde estão as perspectivas de vendas hoje? Quantos membros perdemos ou ganhamos este mês? A análise de negócios, por outro lado, é preditiva (o que vai acontecer no futuro?) e prescritiva (o que a organização deve fazer para criar melhores resultados?).

Isso chega ao cerne da questão de para quem é a business intelligence. O BI visa fornecer snapshots diretos do estado atual das coisas para os gerentes de negócios. Embora as previsões e conselhos derivados do business analytics exijam que profissionais de ciência de dados analisem e interpretem, um dos objetivos do BI é que seja fácil para usuários finais relativamente não técnicos entenderem e até mesmo mergulharem nos dados e criarem novos relatórios.

Sistemas e ferramentas de business intelligence

Uma variedade de diferentes tipos de ferramentas se enquadra no guarda-chuva de business intelligence. O serviço de seleção de software SelectHub divide algumas das categorias e recursos mais importantes:

  • Dashboards
  • Visualizações
  • Reporting
  • Mineração de dados
  • ETL (Extract Transform Load) — ferramentas que importam dados de um armazenamento de dados para outro)
  • OLAP (processamento analítico on-line)

Dessas ferramentas, dashboards e visualização são de longe as mais populares; eles oferecem resumos de dados rápidos e fáceis de digerir que estão no centro da proposta de valor do BI.

Algumas das principais ferramentas de BI incluem:

  • Domo
  • Dundas BI
  • Microsoft Power BI
  • MicroStrategy
  • Oracle Analytics Cloud
  • Qlik
  • SAS
  • Sisense
  • Tableau
  • Tibco

Empregos de business intelligence

Qualquer empresa que leve a sério o BI precisará ter analistas de business intelligence na equipe. Os analistas de BI usam análise de dados, visualização de dados e técnicas e tecnologias de modelagem de dados para identificar tendências. A função combina hard skills como programação, modelagem de dados e estatística, com soft skills como comunicação, pensamento analítico e resolução de problemas.

Mesmo que sua empresa conte com ferramentas de BI de autoatendimento no dia a dia, os analistas de BI têm um papel importante a desempenhar, pois são necessários para gerenciar e manter essas ferramentas e seus fornecedores. Eles também configuram e padronizam os relatórios que os gerentes vão gerar para garantir que os resultados sejam consistentes e significativos em toda a organização. E para evitar problemas de entrada/saída de lixo, os analistas de business intelligence precisam garantir que os dados que entram no sistema sejam corretos e consistentes, o que geralmente envolve retirá-los de outros armazenamentos de dados e limpá-los.

Os trabalhos de analista de business intelligence geralmente exigem apenas um diploma de bacharel, pelo menos no nível de entrada, embora, para subir na hierarquia, um MBA possa ser útil ou mesmo necessário.

Via IT Forum/CIO.com

TAGS:
análise de dadosanalyticsBIbusiness intelligencecarreiradadostecnologia da informação

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta