94% dos empregadores oferecem salários iniciais mais altos a candidatos com microcredenciais em GenAI

Novo relatório da Coursera destaca aumento na demanda por microcredenciais e o impacto crescente dessas certificações na transformação da força de trabalho brasileira

Redação

21 de maio de 2025

COMPARTILHE

A contratação com base em competências está se acelerando no Brasil, com 100% dos empregadores brasileiros já adotando ou explorando essa abordagem para enfrentar a escassez de talentos, segundo o Relatório de Impacto das Microcredenciais 2025, da Coursera.

O relatório revela que as microcredenciais estão se tornando uma ferramenta essencial para viabilizar essa mudança, com 97% dos empregadores brasileiros já contratando candidatos que as possuem. Quase todos (95%) os empregadores brasileiros têm maior probabilidade de contratar candidatos com certificações em IA generativa (GenAI) em vez de candidatos que não as possuem – um dos níveis mais altos de preferência por essas habilidades na América Latina.

Baseado em insights de mais de 2.000 empregadores e estudantes globalmente, incluindo o Brasil, o estudo destaca a crescente demanda por microcredenciais e seu impacto prático. A maioria dos empregadores brasileiros (94%) está disposta a oferecer salários iniciais mais altos a candidatos que possuem essas certificações – um dos percentuais mais elevados do mundo.

Leia mais: Remuneração mensal de diretores de tecnologia no Brasil fica estável, diz Page Executive

Entre aqueles que já contrataram candidatos com microcredenciais, 98% relataram economia real em custos de treinamento no primeiro ano, com a maioria apontando reduções de até 20%.

À medida que o país avança em sua transformação digital e a corrida global por alfabetização em IA se intensifica, mais instituições estão oferecendo microcredenciais alinhadas às necessidades do setor, permitindo que os estudantes obtenham créditos por certificações reconhecidas pela indústria e os apliquem em seus cursos de graduação.

Os estudantes estão respondendo a essa mudança: em toda a América Latina, os alunos têm 3,7 vezes mais probabilidade de se matricular em programas de graduação quando microcredenciais com créditos ou focadas em GenAI são oferecidas.

“Com praticamente todos os empregadores brasileiros agora priorizando GenAI e microcredenciais nas decisões de contratação, a mudança para contratações baseadas em competências deixou de ser uma tendência”, disse Marni Baker Stein, diretora de Conteúdo da Coursera.

Você pode encontrar diversos destes cursos e obter suas microcredenciais de forma gratuita aqui no Eu Capacito. Escolha um e comece, aqui.

TAGS:
carreiracertificaçãocontrataçõesCourseraGenIAIAinteligência artificialInteligência artificial generativamicrocredenciaisnovas profissões

Conteúdos relacionados