Dia internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher: veja 5 dicas de conteúdo sobre o tema

Neste dia 8 de março, o Eu Capacito selecionou diferentes conteúdos para inspirar as mulheres da área de TI

Redação

8 de março de 2024

COMPARTILHE

Dados do Relatório Global de Disparidade de Gênero do Fórum Econômico Mundial de 2023 revelam uma realidade preocupante: se continuarmos no ritmo atual, serão necessários 131 anos para alcançar a plena igualdade entre os gêneros. Isso é um alerta para a urgência de ações concretas e eficazes. Um outro dado, desta vez da ONU Mulheres, aponta a necessidade de um adicional de US$360 bilhões por ano para alcançar a igualdade de gênero plena.

Ainda de acordo com o Forum Econômico Mundial, para enfrentar esse desafio, é crucial promover a presença de mulheres em posições de liderança, além de mentoria, práticas inclusivas de contratação e promoção e a valorização da diversidade são passos essenciais para criar ambientes de trabalho mais equitativos e garantir que todas as mulheres tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento profissional.

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Eu Capacito selecionou diferentes conteúdos para engajar e inspirar as mulheres quando o assunto é mercado de trabalho e TI.

Veja 5 conteúdos sobre o tema:

9 mulheres inspiradoras no mercado de TI

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o IT Forum convidou lideranças femininas do setor tecnológico para compartilharem suas histórias inspiradoras e perspectivas sobre o papel das mulheres na construção do futuro digital. Executivas da FICO, Intel, Atos, Nubank, will Bank, Vittude e RD Station revelam desafios em suas carreiras e como superaram medos e obstáculo. Acesse o link aqui.

10 mulheres que fizeram história na ciência e tecnologia

A revista Forbes elencou 10 mulheres que fizeram história na ciência e tecnologia, entre elas a Ada Lovelace, matemática britânica do século XIX, que é considerada a primeira programadora de computadores do mundo. É a imagem da Ada que você vê na abertura deste texto.

É nessa área onde é ainda mais desafiador o mercado de trabalho para as mulheres. Para se ter uma ideia, dados da Unesco mostram que apenas 35% das matrículas em STEM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) do ensino superior no mundo são mulheres. Veja aqui as mulheres que se destacam na área.

Mulheres no Nobel
A baixa representatividade de mulheres na área STEM também é uma realidade no Nobel. Em 122 anos de existência do Prêmio Nobel, apenas 24 mulheres foram laureadas em áreas STEM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) contra 611 prêmios concedidos para homens. O Nobel é considerado o mais prestigiado prêmio oferecido às áreas de Literatura, ativismo pela paz, Medicina e Fisiologia, Química, Física e Economia. Relembre nesse levantamento realizado pelo Eu Capacito há um ano. Leia aqui.

5 perfis de mulheres da área de tecnologia

Nina Silva: CEO Movimento Black Money & D’Black Bank
Executiva de Tecnologia da Informação com mais de 20 anos de experiência no segmento de Produtos e Serviços de TI em empresas nacionais e multinacionais.

Karina Tronkos: Mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy e criadora do Nina Talks.
Especializada em UX Design,  atualmente, é mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, um programa de inovação tecnológica e aceleradora de conhecimento.

Camila Fernandez Achutti Achutti: CEO Mastertech
Fundadora e CEO da Mastertech, escola de pensamento digital, ágil,
lógico e humano. Trabalha com grandes empresas como Google, Intel, Accenture, Itaú, Citibank IBM, Bayer.

Karol Attekita: Senior iOS Engineer
Como engenheira de software com mais de doze anos de experiência, o seu foco principal é o desenvolvimento móvel (iOS) e a programação de jogos. Desenvolveu e publicou com sucesso mais de 20 aplicações e 7 jogos utilizando uma variedade de tecnologias de ponta.

Rafaella Ballerini: Criadora de conteúdo de programação e tecnologia
Criadora de conteúdo de programação e tecnologia, guia pessoas que desejam iniciar na área de desenvolvimento de software. Tem um canal no Youtube com mais de 230 mil inscritos e  mais de 130 mil pessoas acompanhando seu conteúdo no Instagram.


Documentário Cibernéticas
O documentário CIBERNÉTICAS, dirigido por Graziela Mantoanelli, é uma iniciativa que surge em um contexto de mobilização por mais projetos e iniciativas culturais que visibilizem e promovam a presença de mulheres em setores ainda sub-representados. Produzido pela Deusdará Filmes com patrocínio da Unisys, o filme apresenta a trajetória de diferentes mulheres no mercado da tecnologia, além de encorajar a chegada de novos talentos femininos no setor. O filme está disponível na plataforma Globoplay e mais informações estão neste site.

TAGS:
Dia Internacional da Mulhergêneroigualdade de gêneroprofissõesSTEMtecnologia da informação

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta