carreiras em TI

No Brasil, GitHub já soma 3 milhões de usuários

Em relatório, GitHub revela que comunidades de desenvolvedores de software no Brasil cresceu 39% em 2022 e já soma 3 milhões de usuários

Redação

17 de novembro de 2022

COMPARTILHE

No Brasil, o GitHub já soma 3 milhões de usuários. O GitHub é uma das maiores comunidades de desenvolvedores de software do mundo. Em recente relatório, a plataforma de colaboração entre profissionais de desenvolvimento divulgou que tem 924 mil brasileiros ingressantes em 2022, um crescimento de 39% em 2022.

Os números colocam o Brasil entre os três países com mais desenvolvedores de software no GitHub fora dos EUA. O país está atrás apenas da Índia, que registrou mais de 2,5 milhões de novos usuários, e China, com mais de 1,2 milhão de novos usuários em 2022.

“O desenvolvimento de software aqui é vasto e próspero, e o fato do Brasil ser uma das maiores comunidades globais no GitHub é uma prova disso”, disse em comunicado Julio Viana, gerente regional do GitHub no Brasil.

América Latina

Outros países da América Latina registraram crescimento significativo. A Argentina registrou crescimento de 41%, totalizando mais de 694 mil pessoas desenvolvedoras, Colômbia, crescimento de 33% com mais de 660 mil pessoas desenvolvedoras e Chile, que registrou crescimento de 27% com mais de 345 mil usuários.

Globalmente, segundo a plataforma, mais de 20,5 milhões de novas pessoas ingressaram na comunidade no mundo. Um novo recorde geral, com 94 milhões de pessoas desenvolvedoras no total, crescimento anual de 27%.

Leia também: Programador: saiba mais sobre o perfil e média salarial.

GitHub Sponsors 

No último mês de junho, o GitHub anunciou a chegada do GitHub Sponsors no Brasil. Com ele, é possível incentivar financeiramente pessoas desenvolvedoras e organizações que projetam, criam e mantêm projetos open source.

O Sponsors já estava disponível em alguns mercados desde o lançamento há três anos. A disponibilidade no Brasil é uma resposta do GitHub ao crescimento da comunidade de desenvolvedores no País.

Na prática, qualquer pessoa com uma conta bancária no Brasil pode patrocinar desenvolvedores ou organizações com perfil patrocinado na plataforma. É possível escolher entre níveis de patrocínio, com valores de pagamento único ou mensal e benefícios que são definidos pela conta patrocinada.

Na época do lançamento do GitHub Sponsors, segundo a empresa, a comunidade já tinha atingido mais de 2 milhões de desenvolvedores.

Via IT Forum

TAGS:
aprender a programarcapacitação gratuitacarreirasdesenvolvedoresopen sourcetecnologiatecnologia da informação

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta