Inteligência Artificial

98% das empresas nacionais usam IA em canais de marketing

Brasil é líder na adoção de IA na América Latina, com 98% das empresas experimentando tecnologia em canais de marketing

Redação

27 de outubro de 2023

COMPARTILHE


O Brasil é líder na adoção de IA na América Latina, com 98% das empresas experimentando tecnologia em canais de marketing, de acordo com o Growth Report de 2023 da Twilio Segment. Globalmente, 88% das empresas já estão usando alguma forma de IA em seus esforços de marketing, e mais da metade (54%) espera gastar ainda mais em campanhas alimentadas por IA no próximo ano. As conclusões mostram que as lideranças esperam que os seus investimentos em IA sejam recompensados, com nove em cada dez líderes (90%) reportando que a IA poupará tempo ou custos aos seus negócios.

A ascensão dos chatbots de IA generativa parece ter um impacto sobre os líderes de marketing, já que os chatbots são a forma mais comum pelas quais as empresas esperam usar a IA. Entre os entrevistados da pesquisa, 38% das empresas afirmam que usarão chatbots de IA em seus esforços de marketing.

Além disso, as empresas querem explorar modelos de IA utilizando dados de clientes para personalizar o seu marketing, com 34% dos líderes integrando a IA preditiva. O relatório também destaca o papel essencial da qualidade dos dados: 40% das empresas enfrentam dificuldades com infraestruturas tecnológicas ou dados de baixa qualidade, destacando o papel fundamental dos dados relevantes e oportunos para libertar todo o poder da IA. 71% dos entrevistados afirmam que a IA poderia ser mais útil com acesso a dados de maior qualidade.

No que diz respeito aos dados do cliente, a privacidade continua a ser fundamental. Embora 66% dos líderes sintam que os clientes apreciariam o marketing melhorado pela IA se este conduzisse a um serviço superior, 28% expressam preocupações sobre a privacidade dos dados associada à adoção da IA. Respondendo a estas preocupações, a maioria das empresas (85%) afirma que é uma prioridade fazer um melhor trabalho de captura e aproveitamento de dados próprios no próximo ano, registrando um aumento de 14% em relação aos 71% registados em 2022.

“A IA conquistou o mundo em 2023, e os dados são claros de que as empresas adotaram a tecnologia de todo o coração como um meio de atrair, envolver e reter clientes. O desafio agora é garantir que esses esforços de IA dêem frutos”, afirma Katrina Wong, vice-presidente de marketing do segmento Twilio. “As empresas precisam priorizar a qualidade dos dados tanto ou até mais do que priorizam a IA. Caso contrário, eles estão deixando dinheiro na mesa.”

Via IT Forum

TAGS:
empreendedorismoIAinteligência artificialmarketing

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta