aplicativos educação

5 aplicativos que todo educador precisa conhecer

Com a ajuda de aplicativos, é possível planejar conteúdo, gerenciar tempo, gravar aulas, orientar carreira ou aperfeiçoar um idioma. Confira

Redação

24 de maio de 2023

COMPARTILHE

Planejar e organizar aulas, avaliar conteúdos, corrigir tarefas e orientar os estudantes a escolherem suas carreiras está entre os inúmeros desafios dos educadores em sala de aula. Para ajudá-los nesta missão, a tecnologia se tornou uma aliada no preparo de conteúdo e na gestão de tempo do ambiente educacional.

Veja 5 aplicativos que todo professor precisa conhecer.

1 – O aplicativo My Way, da Efígie Educacional, é uma plataforma de soluções de orientação de carreira com itinerários formativos e projetos de vida. Ele utiliza a Inteligência Artificial (IA) para que os estudantes identifiquem a carreira mais adequada ao seu perfil e permite que as escolas criem um ecossistema de orientação profissional de acordo com os objetivos dos alunos. Além disso, capacita os jovens a aprender tudo sobre o mundo profissional com simulações de carreira virtual, biblioteca e blogs de carreira, dando suporte para a inscrição em universidades internacionais e em programas de bolsas de estudos.

2 – O Google Classroom funciona como um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que simplifica a criação, distribuição de conteúdos e a avaliação de trabalhos. O app facilita a interação entre alunos e professores, dentro e fora da sala de aula, ajudando a poupar tempo e eliminar o uso de papel. Nele, é possível criar turmas, distribuir atividades, se comunicar com os alunos e manter a organização de forma fácil.

3 – No TickTick, os professores podem listar e organizar suas demandas e tarefas, gerenciando as atividades de aulas de forma inteligente. O app permite criar alertas, rotinas e calendários, adicionar lembretes em segundos, inclusive por comando de voz, além das funções de colaborar em atividades e foco, esta última com timer embutido para utilização da metodologia Pomodoro de trabalho e estudo.

4 – Para deixar o dia a dia ainda mais prático, a opção é o Explain Everything, um quadro interativo para aprendizado híbrido, onde os professores têm uma tela em branco para projetar aulas de forma estruturada, podendo gravar áudios, apresentações em vídeo, anotações, transmissão ao vivo, animações e explicações detalhadas, conduzindo toda a aula de uma sala virtual.

5 – O Duolingo é indicado para quem quer aprender um novo idioma brincando. O aplicativo, funciona como uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, na qual o usuário ganha pontos por respostas corretas, corre contra o relógio e sobe de nível. Além dos cursos rápidos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, entre outros, os usuários também recebem feedback dos simulados, dicas de aprendizagem e podem conversar com outras pessoas sobre questões linguísticas específicas no fórum do app.

Veja também: Como aplicar gamificação na sala de aula?

TAGS:
carreiraseducaçãogoogleinteligência artificialjogos educacionais

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta