Google

Saiba se você é um profissional de Finanças 5.0

Você é um profissional de Finanças 5.0? Saiba quais são as habilidades para esse tipo de especialista

Redação

10 de abril de 2023

COMPARTILHE

Você é um profissional de Finanças 5.0? Pois saiba que não basta apenas ter o domínio de planilhas, análises financeiras e cálculos. O que as empresas buscam agora em um profissional de finanças são pessoas que estejam mais próximas à área de tecnologia e tenham conhecimento de sistemas, análise de dados, inteligência artificial, cibersegurança, automação e linguagens de programação. Este é o chamado especialista em Finanças 5.0, novo perfil desejado pelas empresas. Segundo levantamento da Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup, mais empresas estão de olho nesse tipo de profissional.

“O mercado financeiro está cada vez mais próximo da tecnologia, provocando uma corrida das empresas do setor em busca de profissionais que contribuam para aumentar a eficiência operacional e desenvolver novos produtos e serviços financeiros. A adoção de novas tecnologias pelo setor tem possibilitado a automatização de processos financeiros, a análise de dados em grande escala para tomada de decisão baseada em evidências, além da personalização da experiência do cliente. Áreas consideradas transacionais, como contabilidade e fiscal, passarão por um forte investimento em automação”, afirma Lucas Papa, gerente executivo da Michael Page.

Meios de pagamentos digitais; chatbots de inteligência artificial para solucionar problemas ou realizar transações financeiras; análise de dados para entender padrões de comportamento dos clientes; empréstimos online; e investimentos automatizados, também conhecidos como “robô-advisors”, que usam algoritmos para criar e gerenciar carteiras de investimentos personalizadas, são algumas das inovações existentes no mercado financeiro.

Quanto às habilidades comportamentais, segundo Papa, o profissional de Finanças 5.0 precisa ter foco no cliente, pensamento criativo para encontrar soluções simples para problemas complexos, além de habilidade de trabalhar em equipe com interface com profissionais de tecnologia em um mesmo projeto.

Veja também: Soft Skills: conheça as 5 mais requisitadas no mercado

Para estruturar equipes que acompanhem as transformações digitais no setor financeiro, as empresas poderão investir na capacitação de seus funcionários, por meio de treinamentos e oportunidades de aprendizado para desenvolver habilidades técnicas e soft skills; ou contratar profissionais do mercado.  

TAGS:
aprendizado de máquinaatendimento virtualchatbotinteligência artificialsoft skillstecnologia da informação

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta