Data-Science

5 dicas de como ter resultados efetivos com Data Science

Agência Esenca

1 de agosto de 2022

COMPARTILHE

A novidade do momento é  a Data Science. Se você está começando sua jornada agora nesta área e tem curiosidade para entender melhor do que se trata, este artigo é para você.

Data Science, ou Ciência de Dados, é um estudo dos dados e informações que pode englobar um determinado assunto.

Uma ciência que estuda informações, processo de captura e principalmente análise de dados. 

Quem trabalha nessa área precisa saber realizar as perguntas certas e responder de forma inteligente cada questionamento, além de prever cenários futuros.

As áreas de atuação são infinitas e os cargos estão concentrados principalmente no marketing digital, mecanismos de buscas e sistemas de recomendações.

É o profissional de Data Science que define o algoritmo e entrega a resposta à sua pergunta do Google.

A experiência que você tem na hora de procurar um serviço ou produto é planejada pelo cientista de dados.

Sabendo disso, separamos 5 dicas para que você tenha resultados efetivos com a Data Science. 

Entenda melhor por onde começar e quais habilidades precisará desenvolver para trabalhar nessa área tão promissora:

1. Desenvolva habilidades de programação para atuar com Data Science

Já iniciamos com a principal dica. É indispensável que você tenha conhecimento em programação, pois é uma habilidade requerida na maioria das carreiras.

Estamos vivendo a era da tecnologia e tudo envolve softwares. Portanto, é inevitável que você tenha ótimas chances no assunto empregabilidade ao desenvolver habilidades de programação. 

No seu dia a dia, programe!  A programação de computadores pode ser um ótimo alicerce para a sua capacidade cognitiva e principalmente vida pessoal.

Comece estudando fundamentos da linguagem de programação. Neste curso grátis da Soul Code você aprende o básico da lógica de programação em 40 horas online. 

Ao final, aplique o que aprendeu em pequenos problemas com o objetivo de solucioná-los.

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

2. Não tenha medo de errar

Com toda essa revolução tecnológica é importante que você esteja em constante  aprendizado. Contudo, é fato que você pode errar e errar muito, afinal, está aprendendo.

Para isso, não tenha medo de cometer erros e em seguida aprender com eles. Aprender tudo de uma só vez pode ser cansativo e acarretar em uma confusão interna, dê prioridade para o que você deseja realizar e aprecie o momento para que consiga aprender.

Estudar uma hora por dia pode te auxiliar nessa jornada e muito mais efetivo do que estudar o dia inteiro no final de semana. Os erros e falhas fazem parte do processo de aprendizado, tenha consciência disso e aplique no seu dia a dia a tentativa de não ter medo de errar.

3.  Pratique o que aprendeu todos os dias

Um dos principais erros de quem está começando é acreditar que deve aprender tudo de uma só vez para que, assim, coloque de uma só vez também em prática. 

Além de causar frustrações e até mesmo insegurança, você, aluno, vai demorar para aprender.

É aconselhável que você aprenda um módulo e logo em seguida aplique à prática, sem medo de errar, como falamos anteriormente. 

4. Crie uma rotina de estudos

Foque no que você deseja aprender e após isso, crie sua rotina de estudos. Aquela velha história de estudar apenas quando ‘’tiver’’ tempo, aqui não cola.

É importante que você tenha compromisso com as suas tarefas de estudos e tenha em mente que é fundamental dedicar um tempo para isso. 

Monte um plano de estudos e seja fiel a essa rotina. 

5. Estude o domínio dos problemas

Esse profissional pode extrair informações, descartar e criar hipóteses. Para que isso seja possível, é de suma importância ter entendimento e domínio de um determinado problema em questão.

Conhecendo esse problema, é possível interpretar dados e resultados de maneira mais rápida e eficiente, assim, resolvendo os processos do ciclo de vida de um projeto.

Dica adicional para quem quer se diferenciar como profissional de Data Science

Cientistas de dados precisam saber transmitir uma informação de forma eficiente e, claro, ser bons contadores de história para entender melhor o problema da empresa e saber se comunicar na hora de informar algo.

A habilidade da comunicação é uma grande diferencial para esse profissional uma vez que ele precisa traduzir cada descoberta de forma entendível para outras pessoas que estão envolvidas no projeto. 

Para que você desenvolva essa habilidade, comece criando relatórios e apresentando para pessoas próximas a você. Isso servirá de treino para aprender a interpretar e passar a informação adiante.

Para você que está começando agora, pratique todos os dias e tenha curiosidade sobre a profissão que escolheu. No começo será mais difícil, mas, separando os tópicos e estudando e colocando em prática, você vai tirar de letra e conquistar espaço nesse mundo tecnológico.

Se você chegou até aqui, é porque quer saber ainda mais. Por isso, recomendamos esse novo curso da FIAP sobre Data Science e Cloud Computing.

Por fim, no Eu Capacito é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.

Aproveite para acessar realizar nossos cursos, aplicar no seu dia a dia e no trabalho.  Confira nossa lista de cursos clicando aqui.

TAGS:
análise de dadoscapacitação gratuitaData Sciencedicashabilidades e competênciastecnologia

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta