Inteligência Artificial

8 dicas para utilizar o ChatGPT no trabalho

Inteligência Artificial pode ser utilizada de forma positiva por colaboradores de diversas áreas

Redação

9 de junho de 2023

COMPARTILHE

Já pensou em usar o ChatGPT, inteligência artificial generativa da OpenAI, para te ajudar em algumas tarefas durante o trabalho? Sim, você pode tornar sua rotina mais produtiva com a ajuda dessa ferramenta de I.A.

Quer saber mais sobre a Economia Digital? Assine nossa newsletter

Claudio Gualberto, Diretor de tecnologia da Sankhya, empresa provedora de Gestão Empresarial do País (ERP), analisa que o ChatGPT pode trazer inúmeros benefícios para rotina de trabalho, como aumento de produtividade, maior segurança para tomada de decisões, economia de tempo e melhora na qualidade das entregas. O especialista elencou 8 dicas de como aproveitar essa ferramenta no ambiente de trabalho.

Veja 8 dicas para utilizar o ChatGPT no trabalho:

Pesquisas e análises
Analisar dados e produzir materiais faz parte da rotina de inúmeras áreas e cargos. Com o ChatGPT é mais fácil desempenhar essas funções, se você precisar analisar uma quantidade muito grande de números, peça para ferramenta fazer isso. Além dele também trazer pesquisas e fontes, o ChatGPT consegue reduzir o seu tempo gasto em uma análise extensa de dados. Isso, inclusive, permite que você tome decisões de formas mais assertivas, já que elas estarão baseadas nos dados.

Alternativa ao Google
Se você precisa de uma resposta rápida e quer desviar de inúmeras possibilidades onde é preciso entrar nos links para acessar uma resposta, o ChatGPT traz, em formato de texto, a resposta rápida para o que precisa. Ele analisa e responde em segundos (ou minutos, dependendo da complexidade da pergunta) a sua questão. No fim do dia, a rapidez para o acesso às informações pode te poupar tempo e estresse.

Aprendizagem
Para te ajudar a memorizar informações para uma apresentação ou ainda, testar seu conhecimento, você pode pedir ao ChatGPT para que te envie perguntas que te auxiliem nesse processo de aprendizagem. Você ainda pode pedir dicas de livros, filmes e outros materiais que possam te ajudar a desenvolver uma habilidade ou acelerar seu conhecimento.

Escrever pequenos textos, discursos ou avaliações
Produzir um texto leva tempo e dedicação, porém, para quem precisa escrever pequenos textos, discursos ou mesmo, avaliações de um time inteiro, pode facilitar o trabalho com a ajuda do ChatGPT. Mas, é importante que ele seja utilizado como um meio de aprimorar linguagens ou para trazer insights para realizar a atividade, embora a ferramenta utilize Inteligência Artificial, o trabalho humano para fazer algumas atividades é primordial.

Atendimento ao cliente
Uma das principais estratégias das empresas é olhar para o cliente de forma mais humanizada e assertiva. Com o ChatGPT o atendimento ao cliente pode ser muito mais rápido, já que com ele a geração de respostas a perguntas frequentes é mais rápida.

Suporte técnico
Em caso de dúvidas técnicas, o ChatGPT também pode dar suporte, gerando orientações para solucionar problemas para colaboradores que enfrentam alguma dificuldade simples.

Corrigir um texto
Para obter uma correção rápida em um pequeno texto, cole seu texto no Chat e tente indicar que ele reveja a escrita de forma que o chat corrija erros de gramática e ortografia, revisando coesão e coerência. Você terá em mãos um corretor que lhe dará sugestões para deixar sua escrita mais fluida, quem sabe. “O ChatGPT pode ser útil em diversas esferas e situações, seja para as lideranças das empresas, como para assistentes e juniores. Mesmo assim, enfatizo que é preciso uma avaliação clínica para o que ela entrega. Ao contrário do que pensam, às tecnologias vem como um facilitador para utilizar junto de outros softwares ou de pessoas, ela não exclui a força de trabalho, ela aperfeiçoa as entregas”, analisa Gualberto.

Veja também: 10 profissões para trabalhar com o ChatGPT

TAGS:
aprendizado de máquinaferramentasgoogleinteligência artificial

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta