trabalho remoto

5 dicas para o trabalho remoto seguro

Respeitar as regras da empresa, não usar o computador do trabalho para outras atividades e comunicar suspeitas de problemas são algumas das recomendações

Redação

4 de julho de 2023

COMPARTILHE


Durante a pandemia COVID-19, muitas empresas aderiram ao trabalho remoto para dar continuidade às suas atividades. O aumento dessa modalidade de trabalho atraiu a atenção de criminosos que buscam ganhar acesso a redes e sistemas corporativos. Com isso em mente, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) divulgou um novo fascículo da Cartilha de Segurança para Internet, que reúne dicas sobre como trabalhar de forma segura em qualquer lugar.

O material traz recomendações que incluem o respeito às regras da empresa, o uso de autenticação forte e de mecanismos de proteção de computadores, os cuidados com as redes domésticas, a atenção ao entorno e o que fazer em caso de suspeitas de problemas de segurança.

Quer ler mais notícias como essa? Assine nossa newsletter gratuita

“Uma conta comprometida ou um computador infectado podem ser o caminho de entrada para ataques à empresa como os de ransomware, que costumam provocar paralisação de atividades, vazamento de dados, e prejuízos para a empresa e as pessoas ligadas a ela. Respeitar as regras, especialmente quanto ao uso de recursos corporativos e atentar aos requisitos de proteção de dados e procedimentos de segurança para trabalho remoto, evita incidentes e prejuízos. Manter softwares sempre atualizados também é importante para corrigir falhas que podem tornar os equipamentos vulneráveis”, enfatiza Cristine Hoepers, gerente do CERT.br|NIC.br.

Segundo Hoepers, também é importante que o profissional proteja as senhas e os dados sensíveis da empresa. “É preciso tomar cuidado com o ambiente ao redor, pois alguém pode estar observando ou ouvindo. E, por fim, se notar alguma atividade incomum, ou suspeitar de um incidente, o melhor é comunicar rapidamente à equipe de segurança ou suporte, pois o quanto antes um incidente for detectado e contido, menores serão os prejuízos”, reforça.

Veja também: como criar uma senha inquebrável pelos cibercriminosos

Confira abaixo 5 dicas o trabalho remoto seguro

Respeite as regras da empresa – Cumpra as normas de uso dos recursos corporativos, além dos requisitos de proteção de dados e procedimentos de segurança para trabalho remoto, a fim de evitar incidentes. Lembre-se que o prejuízo também pode ser seu. Se na sua empresa não houver uma política definida, consulte seu superior.

• Mantenha sistemas e aplicativos atualizados
– Sistemas e aplicativos podem ter vulnerabilidades passíveis de serem exploradas para invadir o dispositivo, possibilitando o acesso a redes e sistemas da empresa, situação que pode ser evitada ao mantê-los atualizados. Instale e use apenas aplicativos autorizados e oficiais.

Use autenticação forte – Sempre que possível ative a verificação em duas etapas e utilize senhas fortes. Não repita senhas nem compartilhe suas credenciais de acesso.

Fique atento ao ambiente ao seu redor – Evite fazer chamadas de áudio/vídeo em locais públicos, como cafés. Antes de digitar credenciais de acesso, certifique-se que não está sendo observado ou filmado, e desligue dispositivos ativados por voz antes de fazer reuniões.

• Trate dados sensíveis com cuidados extras –
Use apenas mecanismos aprovados pela empresa para transferência de informações, ative criptografia em mídias externas para evitar acesso indevido em caso de perda ou furto, e copie apenas os dados estritamente necessários, apagando-os assim que terminado o uso.

O conteúdo na íntegra está disponível neste link.

Cidadão na Rede

Junto com o novo material, o NIC.br lançou um vídeo do Cidadão na Rede sobre o tema do fascículo, que pode ser acessado aqui. Em animações de 15 segundos, o projeto difunde e incentiva boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet. Você também pode conferir e baixar gratuitamente em todos os 103 vídeos disponíveis.

TAGS:

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta