vagas

Geração Z é a menos otimista sobre mercado de trabalho

Os brasileiros da Geração Z são os menos otimistas com o mercado de trabalho entre todas as faixas etárias.

Redação

15 de agosto de 2023

COMPARTILHE

A pesquisa “Skills Outlook Employee View”, realizada pela Pearson, em parceria com o Google, trabalha com dados relacionados ao mercado de trabalho sob a ótica de diferentes gerações. Os resultados mostram que as gerações X e Z buscam deixar um impacto positivo na sociedade com seu trabalho. Os brasileiros da Geração Z (nascidos entre o fim da década de 1990 e 2010), também conhecidos como zoomers, são os menos otimistas com o mercado de trabalho entre todas as faixas etárias. A maioria deles concorda que aprender um novo idioma ajudaria a progredir em suas carreiras. habilidades linguísticas e programas de aprendizado são altamente priorizados para essa faixa etária. Para 82% deles, é importante sentir que estão dando uma contribuição valiosa para a sociedade com seu trabalho.

Para os brasileiros da Geração X (nascidos entre meados da década de 1960 até 1979), 85% se preocupam em dar uma valiosa contribuição à sociedade com seu trabalho. Este grupo é o menos propenso a procurar ativamente um emprego em comparação com os outros grupos etários, e 4 em cada 5 estão satisfeitos com suas posições atuais/mais anteriores. Eles também são mais propensos a perceber que o mundo está mudando para um modelo em que as pessoas participam do aprendizado e da educação ao longo da vida, em comparação com outras gerações. É mais provável que a Geração X esteja desenvolvendo ativamente habilidades interpessoais, como trabalho em equipe e liderança.

Leia também: Para brasileiros, futuro do trabalho está na indústria de TI

Estas duas gerações também acreditam que as suas carreiras seguirão caminhos muito diferentes dos das gerações mais velhas. Para a geração Z, os setores que eles veem para o futuro são ciência de dados e assistência médica. A Geração X, por sua vez, acredita que as indústrias promissoras para o futuro são a Eletrônica e a IA. Para as gerações Z e X, no Brasil, o domínio de idiomas é considerado o mais importante para o futuro profissional.


TAGS:
Data Sciencegeração zgooglehabilidadesIAmercado de trabalhotecnologia da informação

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta