rede social

Você conhece a Be Real?

Criada em 2020, rede social francesa propõe o registro autêntico de um único momento do dia

Redação

21 de julho de 2022

COMPARTILHE

Você já deve ter reparado como as pessoas parecem perfeitas e felizes nas redes sociais. Por lá não tem dia ruim. Desemprego, insônia e louça suja na pia parecem fazer parte de um outro planeta. As pessoas estão sempre viajando, tirando fotos nas melhores paisagens com sorriso ensaiado e sob a luz ideal.

Mas, e se uma rede social deixasse a perfeição para trás e retratasse algo mais repentino? Sem o controle do cenário ideal ou a opção do melhor filtro para a foto? Isso é o que propõe a Be Real, uma rede social francesa que pode ser definida como o anti-instagram.

Diferentemente do que estamos acostumados a ver no Instagram e no Tik Tok, a Be Real propõe o registro de um momento totalmente aleatório do seu dia, algo mais real e autêntico para compartilhar com seus amigos. “A BeReal é vida, vida real, e esta vida não tem filtros”. É assim que eles se descrevem.

Como funciona?

Funciona assim: uma única vez por dia, em um horário aleatório, os usuários recebem uma notificação do aplicativo para registrar o momento. São apenas dois minutos para retratar o que você está fazendo. Não há muito tempo para mudar o cenário ou propor algo mais sofisticado. O momento da sua “vida real” pode simplesmente ser algo totalmente comum em sem graça. E a ideia é exatamente essa.

Você pode até atrasar, mas sua postagem aparecerá como “atrasada” para os demais usuários. A imagem é feita pelo próprio aplicativo que utiliza a câmera frontal e a traseira do celular de forma simultânea. Ou seja, a selfie vai acompanhada de uma imagem do cenário.

Gostou? Veja esse passo a passo no Tech Tudo.

Mais de 1 milhão

Criada por Alexis Barreyat e Kévin Perreau em 2020, a BeReal possui mais de 1 milhão de downloads e é bem avaliado pelos usuários na PlayStore. Dados da plataforma Apptopia revelaram o crescimento de 315% de novos usuários nos primeiros meses de 2022.

No Brasil, foram registrados cerca de 162 mil downloads no primeiro trimestre de 2022. Os dados são da plataforma Data.Ai e consideram dispositivos iOS e Android.

Com informações Correio Braziliense

TAGS:
mídias sociaisrede socialtecnologia

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta