A carreira de profissionais do marketing vem sendo cada vez mais impactada com o crescimento da tecnologia.
As carreiras de marketing e comunicação são profissões que precisam se atualizar constantemente, principalmente para criar estratégias eficientes para as empresas.
Por isso, profissionais estão buscando cada vez mais dominar a tecnologia para implementar soluções criativas para as empresas.
Como a tecnologia impacta a carreira de profissionais do marketing?
O surgimento de novas tecnologias influencia a carreira dos profissionais de marketing que desenvolvem estratégias para as empresas, pois as mudanças impactam as aplicações do marketing.
Por exemplo, hoje em dia, as pessoas usam o smartphone como principal dispositivo para acessar a internet. Por isso, as estratégias de marketing são desenvolvidas para serem aplicadas em celulares.
Os celulares se tornaram indispensáveis no dia a dia, por isso as estratégias de marketing estão cada vez mais segmentadas, e com a tecnologia as empresas adaptaram o marketing para smartphones.
A partir desta mudança, as estratégias de marketing digital tiveram que ser modificadas. Surgiram as técnicas de promoção, além da estrutura para a criação de conteúdo como SEO (Search Engine Optimization), mídias pagas, e-mail marketing, redes sociais, entre outras.
O crescimento do uso da internet demonstrou a oportunidade de empresas se destacarem através das redes sociais e das tecnologias.
O e-commerce passou a ser uma tendência, mas, isso só foi possível por causa do uso de diversas tecnologias que proporcionaram as mudanças no marketing e na venda de produtos e serviços.
Além disso, as mudanças na área possibilitaram um novo cenário para o marketing, no qual os 4Ps tradicionais (produto, preço, praça e promoção) se tornaram os 8Ps, incluindo pessoas, processos, posicionamento e performance.
Tudo isso exige que cada vez mais empresas adotem vertentes que valorizam as pessoas e façam melhor uso das tecnologias disponíveis.
Algumas tecnologias que têm impactado o marketing
Exemplos de algumas tecnologias que vem impactando a carreira dos profissionais de marketing:
- Business Intelligence;
- Big Data;
- Inbound Marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Machine learning;
- Computação na nuvem;
- Automação etc.
Essas tecnologias influenciam diretamente a atuação do profissional de marketing.
Por exemplo, a utilização do Big Data é uma das formas de ampliar a competitividade de um negócio perante os concorrentes, pois traz dados dos usuários de diferentes formas para adquirir informações valiosas para as estratégias e tomada de decisão da empresa.
Já o Business Intelligence proporciona um conjunto de ferramentas e metodologias para coletar dados internos e externos, oferecendo informações inovadoras para as estratégias de marketing.
Para os profissionais que buscam aprender mais sobre tecnologia e marketing, no Eu Capacito existem diversos cursos da área, como o de Business Intelligence, Estratégia de Arquitetura de Big Data, Fundamentos do marketing digital, Mobile marketing, Computação em Nuvem, entre outros.
Além disso, marketing de conteúdo e inbound marketing despertam o consumidor para informações relevantes e decisivas para a hora de fechar a compra.
Por isso, com a tecnologia. os profissionais tiveram que mudar. Antigamente, as decisões eram baseadas apenas em técnicas invasivas e irrelevantes para os clientes. Atualmente, o marketing passou a entender mais os clientes para depois elaborar as estratégias.
Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito
Transformação digital
A transformação digital representa a mudança das empresas com o uso da tecnologia.
É por ela que empresas melhoram suas entregas para os clientes, colaboradores e seus processos.
Melhorar a experiência do usuário é um importante papel das novas tecnologias.
Assim, o uso da tecnologia impacta diretamente o marketing e as estratégias utilizadas pelas empresas. Para empresa, investir em presença digital pode significar a conquista de clientes estratégicos.
A implementação de ações na área digital traz novas soluções para pequenas, médias e grandes empresas.
Com a tecnologia, os pequenos empreendedores têm a oportunidade de estruturar o marketing mais assertivo para concorrer de forma significativa no mercado.
Os profissionais que buscam entender mais sobre as tecnologias emergentes e aprender novas estratégias de marketing, certamente estão prontos para as oportunidades de vagas e crescimento da carreira no geral.
Além disso, com o curso “Construa a sua carreira de marketing com Salesforce”, você aprende mais sobre marketing cloud, as melhores práticas de marketing etc.
Os dados e a tecnologia possibilitam que o marketing trabalhe de forma assertiva, com isso é importante se manter atualizado para trazer melhorias para as empresas e construir uma carreira sólida.
O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.
Confira nossa lista de cursos clicando aqui.