4 áreas que já utilizam computação quântica

4 áreas que já utilizam a computação quântica

Do e-commerce ao setor financeiro, vários setores já usam tecnologias quânticas para desenvolver seus negócios

Redação

12 de outubro de 2022

COMPARTILHE

No fim de 2021, a China anunciou o desenvolvimento de um computador quântico um milhão de vezes mais rápido do que o Sycamore, a máquina usada pelo Google em seu laboratório de inteligência artificial e que, até o momento, era a mais veloz do mundo. Enquanto um computador comum levaria 30 trilhões de anos para realizar cálculos mais avançados, o equipamento chinês faz essa conta em um milissegundo.

Um estudo da consultoria Boston Consulting Group (BCG) avaliou, ainda, que a computação quântica deve impulsionar os negócios de empresas de diversos setores da economia nos próximos anos, fazendo com que gerem receita extra entre US$ 450 bilhões a US$ 850 bilhões até 2040.

“A computação quântica já vem em uma crescente de importância há alguns anos. Ela será fundamental para resolvermos problemas computacionais maiores do que os que temos atualmente. Podemos dizer que esse ramo pode ser a próxima grande mudança do setor, porém, é necessário ter em mente que ela não irá solucionar todas as questões sozinhas. Ela é um suporte e um acelerador para a resolução desses problemas, mas não substitui, atualmente, o que temos hoje”, diz Marcelo Ferreira, gerente de projetos no CESAR.

Apesar de parecer história de filme de ficção, a computação quântica já é realidade em algumas áreas. O CESAR lista quatro delas:

E-commerce

Por meio da computação quântica é possível acelerar, ainda mais, a inteligência nesse setor. Assim, é possível otimizar a logística, reduzindo o tempo de entrega de produtos e até mesmo barateando o preço do frete. Considerando que as empresas têm milhares de produtos para entregar, ao rodar o programa da computação, elas conseguem saber com rapidez como cada entrega será feita e qual a forma mais racional de fazê-lo. Diante disso, a entrega se torna muito mais eficiente, pois a relação tempo e custo é otimizada.

Bancos e o mercado financeiro

Com o open banking e o crescente uso de inovações no setor, torna-se cada vez mais relevante que os bancos evitem a perda de clientes. A computação quântica aplicada a essa área ajuda a entender o perfil de cada cliente, seu padrão de uso da área financeira, como ele investe e até mesmo se ele tem chances de parar de usar o serviço daquela instituição financeira.

Outro uso que algumas instituições do mercado financeiro vêm dando à tecnologia é avaliar o perfil de cada cliente e determinar qual carteira de investimentos melhor se adequa a ele.

Indústria Farmacêutica

A computação quântica tem um potencial enorme de seguir acelerando as descobertas na área: anos de pesquisas em DNA, genética e vacinas podem ser, cada vez mais encurtados, os testes feitos com mais rapidez e o setor otimizar tempo de forma geral.

Rede de comunicações

Enquanto nos deslocamos, diferentes torres de comunicação são acessadas, permitindo que nos comuniquemos mesmo em deslocamento. A conexão usada passa por diferentes torres e o algoritmo da computação calcula qual a melhor conexão para a comunicação ser concluída. Algumas vezes, conforme mudamos de lugar, existem falhas. O que as operadoras fazem para amenizar essas falhas é selecionar a melhor rota por meio da computação quântica. Isso evita ruídos no caminho do sinal e entrega uma melhor experiência aos usuários

Via IT Forum

TAGS:
agilefuturotechtecnologiatecnologia da informaçãotecnologias imersivas

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta