O avanço da digitalização tem transformado o ensino e o aprendizado. Principalmente nos últimos dois anos em razão das atividades educacionais a distância. Mesmo neste momento de retorno das aulas presenciais, as soluções tecnológicas que buscam personalizar e otimizar o ensino devem seguir em uso, complementando as boas práticas em sala de aula.
No ensino – seja ele básico ou superior -, as tecnologias têm promovido novas formas de conduzir atividades, reduzem burocracias, otimizam o tempo e, também, promovem a evolução da didática dos professores. Essa é a opinião de Eduardo Pires, diretor de produtos do segmento Educacional da Totvs.
O executivo elaborou uma lista com algumas tecnologias que apoiam o trabalho e a produtividade dos professores. Confira:
Personalização do acompanhamento ao aluno
Com o auxílio de ferramentas digitais é possível acompanhar e mapear o desempenho dos estudantes nas atividades dadas. É possível checar, de forma online, as entregas das tarefas, identificar as questões para as quais os alunos precisaram se dedicar por mais tempo, em quais assuntos obtiveram maior índice de erros ou acertos, entre outros detalhes.
“Com isso, o professor tem uma visibilidade completa e digitalizada de cada aluno, facilitando não somente o acompanhamento individual por estudante, mas também entender como seguir o plano de desenvolvimento para cada estudante”, explica Pires.
Plataformas de aula online
Tanto com o ensino à distância (EAD) ou no modelo híbrido, as novas plataformas de aula online permitem que os professores façam a gestão do tempo, compartilhem os materiais de forma interativa, façam o controle automático dos acessos dos alunos e agilizem a dinâmica de aula. As plataformas também permitem maior contato entre alunos e professores, a fim de esclarecimento de dúvidas e outras questões.
“A tecnologia hoje permite uma maior interação durante as aulas virtuais, de forma que os professores consigam aplicar as diferentes atividades que também seriam feitas na sala de aula física, assim como a conversa com alunos, sanar dúvidas e estabelecer conversas individuais, sempre que necessário. É uma emulação quase completa do ambiente escolar”, comenta o executivo da Totvs.
Sistemas de avaliação digital
A partir de templates e ferramentas personalizáveis, os professores conseguem disponibilizar formulários, provas e atividades online de forma mais rápida e segura. As plataformas virtuais contam com a possibilidade de criação de provas diretamente no sistema, controle de tempo para a realização das atividades, estabelecer se será permitida ou não a consulta online — bloqueando pop-ups e acessos às páginas secundárias –, além de possibilitar tanto a correção manual quanto automática, com base em respostas pré-cadastradas.
Secretarias virtuais
Na hora de emitir as notas das provas, fazer o controle de presença e quaisquer outros apontamentos burocráticos, assim como entrar em contato com os responsáveis — ou no caso das instituições de ensino superior, com o próprio aluno –, as soluções de organização acadêmica e secretarias virtuais otimizam o trabalho dos professores.
“O diário de classe, as notas, o controle de presença e demais anotações passam a ser feitas via sistema, que unifica as informações de cada aluno. Assim, professores, estudantes e responsáveis conseguem ter acesso fácil à jornada completa do aluno. Todos ganham”, completa Pires.