Inteligência Artificial

PCs e smartphones com IA serão 295 milhões já em 2024

Segundo o Gartner, computadores com inteligência artificial serão 22% do total já esse ano, e smartphones 22% dos modelos lançados

Redação

13 de março de 2024

COMPARTILHE


Uma pesquisa do Gartner revelada essa semana indica que as vendas mundiais de PCs com inteligência artificial (IA) embarcada, mais smartphones com IA generativa, somarão 295 milhões de unidades vendidas até ao fim de 2024. Em comparação, durante 2023 foram 29 milhões de unidades vendidas.

Desse total, 240 milhões serão smartphones, e 54,5 milhões PCs. Isso representará 22% dos smartphones básicos e premium e 22% de todos os PCs.

Para o Gartner, PCs com IA são computadores equipados com aceleradores ou núcleos dedicados à inteligência artificial – unidades de processamento neural (NPUs), unidades de processamento acelerado (APUs) ou unidades de processamento tensorial (TPUs). São estruturas de processamento pensadas para otimizar tarefas de IA nos próprios dispositivos, o que traria melhor desempenho e eficiência no tratamento de cargas de trabalho de IA e GenAI sem depender de servidores externos ou da nuvem.

Leia também: Conheça o Sora, IA que transforma texto em vídeos realistas

Já os smartphones com IA Generativa são concebidos e equipados hardware e software que permitem integração e execução eficiente de funcionalidades e aplicações de IA no próprio aparelho. São capazes de executar localmente um modelo de IA que gera versões derivadas de conteúdo, estratégias, concepções e métodos.

Exemplos disto são o Gemino Nano (do Google), o ERNIE (da Baidu) e o GPT-4 (da OpenAI).

“A rápida adoção de recursos de GenAI no dispositivo e processadores de Inteligência Artificial acabará por se tornar um requisito padrão para os fornecedores de tecnologia”, diz Ranjit Atwal, diretor e analista sênior do Gartner. “Esta questão colocará desafios aos fornecedores para se diferenciarem dos concorrentes, tornando ainda mais difícil criar pontos de venda únicos e aumentar as receitas.”

Para o Gartner, a IA nos PCs não necessariamente vai impulsione os consumidores a trocarem de equipamentos, e empresariais exigirão razões convincentes para investir. Será necessário tempo para que fornecedores de software aproveitem o potencial da IA nos dispositivos e demonstrem benefícios adicionais.

Crescimento dos mercados
De acordo com o Gartner, o mercado de PCs voltou a crescer no quarto trimestre de 2023, após oito trimestres consecutivos de declínio. E estima que as remessas globais de PCs totalizarão 250,4 milhões de unidades em 2024, aumento de 3,5% em relação a 2023.

Já no caso dos smartphones, a GenAI deve aumentar a procura dos consumidores até 2027, diz o Gartner. “As melhorias nos smartphones fazem evoluir as experiências atuais com câmeras e integração de voz, mas estas capacidades são esperadas pelos utilizadores em vez de demonstrarem uma nova funcionalidade inovadora. Os usuários têm a mesma expetativa em relação à funcionalidade da Inteligência Artificial Generativa nos seus smartphones”, diz Atwal.

O mercado dos smartphones registrou crescimento no quarto trimestre de 2023, após nove trimestres consecutivos de declínio. Em 2024, espera-se que as remessas mundiais de smartphones cresçam 4,2%, totalizando 1,2 bilhão de unidades ano a ano.

Via IT Forum

TAGS:
consumidoresinteligência artificialsmartphonestecnologiatecnologia da informação

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta