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O que são soft skills e por que você precisa disso?

Agência Esenca

13 de janeiro de 2021

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No mercado, a palavra soft skills está cada vez mais popular. Porém, poucos sabem o significado e como podemos usá-la ao nosso favor. Dessa forma, vamos mostrar o que são soft skills e por que você precisa inseri-las na sua vida.

O que são soft skills?

As soft skills são um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, que são postas em prática no ambiente de trabalho. Assim, são necessárias para que um profissional se desenvolva.

A partir da definição, o profissional mais qualificado é aquele que mantém suas soft skills com destreza, para que, independente da sua área de atuação, possa manter um ambiente de trabalho mais produtivo e melhorar suas relações, tanto com colegas quanto com gestores.

Para que isso aconteça, é preciso que o profissional passe por um processo de mudança constante, que pode envolver diretamente seu comportamento, seus pensamentos e emoções. Portanto, para termos boas soft skills, é preciso ter determinação no seu desenvolvimento pessoal.

Sendo assim, ainda que o profissional não tenha capacidade de realizar suas principais habilidades, é importante determinar quais são as soft skills que possam ser aplicados, como empatia, resiliência, comunicação, entre outros. Para assim, desenvolver sua carreira.

Qual a importância das soft skills no mercado de trabalho?

Anteriormente, explicamos um pouco sobre o que são as soft skills e como desenvolvê-las. Agora, vamos exemplificar mais a fundo a importância no mercado de trabalho.

De início, as habilidades técnicas não dependem de diplomas ou certificados, basta ver como elas são aplicadas nas experiências pessoais. Sendo que, estas habilidades são baseadas na sua inteligência emocional e isso faz a diferença entre os profissionais.

Dessa forma, em ambientes de grandes empresas, os funcionários com os traços certos, entregam não somente os resultados da empresa, mas também desempenhos melhores que os demais colegas.

Por isso, graças às habilidades comportamentais, os profissionais podem se tornar mais assertivos, focados, assim como, motivados, gerando produtividade para as empresas e harmonia no ambiente de trabalho.

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

Já explicamos sobre as primeiras habilidades, mas e o que são as hard skills?

As hard skills, ao contrário das soft skills, são habilidades técnicas e não comportamentais. Dessa forma, está relacionado todos os cursos, treinamentos, faculdades, entre outros ensinos técnicos que realizamos ao longo da vida.

Isso significa que as hard skills são as habilidades concretas descritas nos currículos e que servem como qualificação e aprendizado técnico, ou seja, tudo aquilo que você aprendeu na sua área de atuação.

Sendo assim, tanto a soft quanto a hard são essenciais para a formação profissional, mas a forma de se desenvolver de ambas muda, sendo que a hard precisa de certificação e a soft precisa de mudanças comportamentais.

Quais são as demandas mais pedidas?

Depois dessa trajetória, estamos nos perguntando: quais seriam as demandas mais pedidas para quem está contratando? Vamos responder.

Uma pesquisa feita pelo LinkedIn demonstra o aumento da importância da soft skill e aponta cinco soft skills que estão em alta no mercado. São elas:

  1. Criatividade
  2. Persuasão
  3. Colaboração
  4. Adaptabilidade
  5. Gestão de tempo

Nesse sentido, essas habilidades são importantes, pois estão ligadas umas com as outras.

Como desenvolver essas habilidades?

Quando observamos as habilidades acima, talvez algumas delas não se encaixam em alguns perfis, o que gera frustração, mas devemos ficar calmos.

Para desenvolver essas habilidades, antes de tudo, é preciso atenção aos atributos, características próprias e ter autoconhecimento, para saber até onde podemos desenvolver nossas habilidades.

Por exemplo, se um profissional for uma pessoa tímida, é importante que ele busque, aos poucos, maneiras de se comunicar melhor, como conversar com pessoas próximas, ler, treinar a fala no espelho e buscar outros métodos para reduzir a timidez.

E por que precisamos delas?

Quando os candidatos se preparam para uma vaga de emprego, alguns podem se preocupar apenas com a parte técnica do currículo. Porém, cada vez mais os recrutadores estão atentos aos traços comportamentais, ou seja, soft skills.

Dessa forma, devemos desenvolver tanto as habilidades de comportamento quanto as técnicas, para então aumentar as chances de obter sucesso.

Nesse sentido, percebemos que os grandes líderes não são reconhecidos por suas decisões apenas, mas pela capacidade de lidar com estratégias e recursos que são adquiridos de acordo com suas habilidades.

Essas habilidades podem ser desenvolvidas através de cursos de capacitação, por exemplo, como os disponíveis em nosso site, distribuídos em quatro principais verticais que ajudam a empreender e crescer profissionalmente, como:

  1. Empreendedorismo
  2. Fluência Digital
  3. Tech
  4. Soft Skill

Sendo assim, as softs skills são as habilidades necessárias para nos desenvolvermos, nos tornando candidatos de destaque em um processo de seleção, através dos comportamentos e das habilidades técnicas que a empresa precisa. 

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