análise preditiva

5 habilidades comportamentais essenciais ao profissional de TI

Agência Esenca

3 de março de 2021

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Habilidades comportamentais são as características que contribuem com a interação entre os colaboradores e o alcance de objetivos conjuntos. 

Atualmente o mercado de trabalho demanda habilidades que não são alcançadas ou aprimoradas apenas por meio de leitura de livros didáticos. Elas têm a ver com autoconhecimento e autodisciplina, e podem fazer um profissional se destacar, tanto no ambiente social quanto corporativo.

O papel exercido por algumas destas habilidades comportamentais podem potencializar não apenas o indivíduo, mas os resultados do grupo, e na área e TI não é diferente. Conheça as habilidades comportamentais xxxx

Visão de negócios 

Ter visão, no mundo dos negócios, é ter definido a missão e o lugar onde determinado empreendimento precisa estar. Visão e missão são elementos que necessitam estar no líder, antes dos demais.

Ao invés de ser apenas uma declaração pendurada na parede, visão é o que faz alguém permanecer em direção a determinado ideal, independentemente das adversidades.

Outro ponto importante é como a liderança irá compartilhar essa mensagem. Uma visão se torna poderosa para um negócio quando as pessoas que o compõem são contagiadas por ela.

Funcionários que poderiam estar à deriva, repetindo atividades, sem achar significado nelas, se tornam motivados e se equipam quando acolhem uma visão que faz a equipe encontrar um propósito maior no seu trabalho. 

Comunicação

Não apenas em TI, mas comunicação efetiva é uma ferramenta essencial para alcançar melhor produtividade em qualquer área e ambiente de trabalho. Ela começa a criar interações saudáveis, que acabam por influenciar todos os níveis de uma organização.  

A TI essencialmente precisa de comunicação eficaz, uma vez que é ela que gerencia e torna acessível as informações da organização. Por meios digitais, o departamento de tecnologia visa aprimorar a comunicação e diminuir as distâncias das interações humanas. 

Profissionais que investem tempo e energia para desenvolver habilidades comunicacionais poderão, gradativamente, aumentar a produtividade da equipe, visto que as tarefas deixam de ser apenas individuais e passam a ser compartilhadas.

Relacionamento Interpessoal 

O ser humano é, em sua essência, um ser social, isto quer dizer que ele precisa se relacionar com diferentes pessoas. No entanto, embora seja uma necessidade, conduzir relações entre pessoas nem sempre é fácil, já que cada indivíduo apresenta variação no padrão de comportamento.

Como em uma organização as relações interpessoais também são vitais, a habilidade para atuar e, ocasionalmente, intermediar estas interações humanas vão afetar o ambiente de t樂威壯 rabalho de forma negativa ou positiva.

Além do conhecimento técnico de sua área, o profissional que desenvolve autoconhecimento vai se destacar pela habilidade de compreensão da natureza humana, e a possibilidade de experimentar interações mais sólidas e eficazes. 

Agilidade

Usar os recursos disponíveis com eficiência, eficácia e de forma organizada tornam possível administrar bem o tempo e energia, realizando as tarefas com êxito.

As habilidades comportamentais relacionadas à agilidade podem assumir diferentes formas, dependendo de seu local de trabalho e cargo, mas geralmente envolvem manter um espaço organizado, cumprir prazos e se comunicar bem com sua equipe.

Saber usar bem as ferramentas para causar impacto na produtividade é essencial ao profissional de TI, visto que o uso da tecnologia em si está associado a maior agilidade e otimização na produção de resultados.

Inovação

Para terminar, a inovação, no ambiente da TI, não é mais uma habilidade como qualquer outra, ela é talvez a essência da tecnologia em si. Embora existam sujeitos com maior evidência de criatividade, esta, como as outras, é uma capacidade que pode ser desenvolvida.

Buscar não simplesmente repetir padrões e achar respostas prontas são características que vêm por meio de técnicas de pensamento inovador, e não são apenas vitais no trabalho, mas são diferenciais para um profissional que quer crescer e se desenvolver em situações que exijam propostas autênticas. 

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