Google

10 maneiras de usar o Google Bard no dia a dia

O Google Bard, a inteligência artificial do Google, começou a fazer parte da vida dos brasileiros. Saiba mais

Redação

18 de julho de 2023

COMPARTILHE

No último dia 13 de julho, o Google Bard, a inteligência artificial do Google, começou a fazer parte da vida dos brasileiros. A IA, que já tinha sido lançada em dezenas de países, está disponível no idioma nacional e em mais de 40 idiomas – incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol.

“Lançado em fevereiro, o Bard ainda é uma ferramenta em fase experimental, que vem evoluindo graças ao feedback de nossa comunidade de usuários. Ao longo dos últimos meses, avançamos rápido nas melhorias e adicionamos novos recursos para potencializar a criatividade, aguçar a curiosidade e aumentar a produtividade das pessoas”, compartilhou Bruno Possas, vice-presidente Global de Engenharia para Busca no Blog oficial.

Para usar a IA, basta acessar bard.google.com pelo navegador do computador ou celular. Depois, é só digitar um comando e explorar a infinidade de assuntos sobre os quais o Bard pode te ajudar. Ao pesquisar por alguma informação, você encontrará, junto à resposta do Bard, um botão de direcionamento para a Busca do Google, onde será possível complementar a pesquisa de forma independente, a partir de uma nova aba do navegador.

Veja também: 18 cursos do Google totalmente gratuitos

No blog da Google, Possas também compartilhou 10 maneiras de usar o Google Bard no dia a dia.

  1. Descubra e explore lugares icônicos: quem está de férias ou quer saber mais sobre a cidade onde mora, pode pedir ao Bard inúmeras recomendações sobre patrimônios históricos, atrações gastronômicas, parques e praças, ou qualquer lugar que seja de seu interesse. Além disso, você pode fazer listas e roteiros para os passeios ou simplesmente usá-lo como uma tela na qual se inspirar para ter uma experiência muito mais completa, seja viajando, seja explorando a sua própria cidade.
  2. Obtenha instruções claras sobre como fazer algo: muitas vezes, quando você deseja iniciar uma nova atividade, dar o primeiro passo pode ser uma tarefa desafiadora. Agora é possível fazer perguntas ao Bard desde “como começar a ler mais?” a “como começar a se exercitar mais diariamente?” Assim, você poderá ter uma lista clara de pontos que podem te inspirar a começar um novo hábito hoje mesmo.
  3. Ideias para ajudar outras pessoas: às vezes, pode ser difícil saber como explicar algo a outra pessoa, por exemplo, como ensinar um adulto mais velho a usar um celular ou como explicar a uma criança como usar uma calculadora. O Bard pode fornecer um passo a passo de como tornar essa experiência mais fácil.
  4. Gere uma infinidade de textos criativos: nossa ferramenta pode gerar diversos formatos de textos criativos, como histórias, códigos, e-mails, letras de músicas, cartas, etc. Por exemplo, o Bard pode escrever uma música sobre o amor no século 21 ou gerar código para um aplicativo simples.
  5. Obtenha resumos de tópicos complexos: às vezes, pode ser difícil entender um artigo complexo ou as pessoas simplesmente não têm tempo para o ler com a atenção devida. O Bard pode ajudar a resumir um texto para facilitar a compreensão. Tanto que você pode pedir para que faça, por exemplo, um resumo sobre a literatura da América espanhola e sua influência no mundo.
  6. Melhore a produtividade: o Bard pode ser o melhor aliado para fazer listas que permitem controlar as tarefas que você precisa fazer no dia a dia. Crie um plano para estudar para uma prova todas as tardes ou organize a semana com todas as tarefas pendentes a cumprir. As possibilidades são inúmeras.
  7. Obtenha ajuda para programar: o Bard também pode ser um grande colaborador na hora de realizar tarefas de programação e desenvolvimento de software, como por exemplo a geração ou depuração de código. Esta capacidade está disponível em mais de 20 linguagens de programação como C++, Go, Java, Javascript, Python e Typescript. Você pode exportar facilmente o código Python para o Google Colab, sem precisar copiar e colar.
  8. Encontre as palavras certas na hora de comunicar algo: há momentos em que fica difícil escrever uma mensagem porque você não consegue encontrar as palavras certas para expressar o que sente ou pensa. Para isso, o Bard pode ser um bom rascunho para esboçar as primeiras ideias que ajudem a colocar em palavras o que precisa ser comunicado. E, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para escrever aquela carta ou e-mail de agradecimento, que tanto vem sendo adiado.
  9. Transforme problemas ou questões da vida real em planos de ação: desde perguntas sobre “por onde começo se quiser vender a minha casa?” a “como faço para encontrar um emprego rapidamente se sou recém-formado?”. O Bard pode apresentar ideias para ativar um plano que permita avançar passo a passo em direção a esses tipos de objetivos.
  10. Brainstorm instantaneamente: às vezes, ter ideias criativas rapidamente não é tão fácil quanto parece. Mas o Bard pode compartilhar ideias sobre como contribuir com o planeta todos os dias, qual será o tema da próxima festa de aniversário ou que filme assistir para saber mais sobre história do mundo, feminismo e muitos outros assuntos
TAGS:
comunicaçãogoogleinteligência artificialprodutividadeprogramaçãotecnologia da informação

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta